O Que é o Micro Implante Capilar?

O micro implante capilar é um procedimento simples que retira o cabelo de uma área doadora e o implanta em uma região calva. O procedimento é indicado para pacientes que tem rarefação capilar ou calvície.

Como o Micro Implante Capilar é Feito?

O procedimento de micro implante capilar dura cerca de duas horas e meia a três horas. De acordo com o cirurgião plástico Sérgio Lisboa, que atende em Belo Horizonte, Minas Gerais, o primeiro passo do micro implante capilar consiste em remover o cabelo da área doadora que geralmente é a região da nuca do próprio paciente, onde os cabelos são mais densos.

Depois que os cabelos são retirados da área doadora, o cirurgião fará uma sutura na região. Os enxertos são feitos de acordo com a densidade do cabelo na área doadora. O cirurgião fará a distribuição do cabelo de acordo com o projeto pré-determinado pelo paciente. A técnica de micro implante capilar dá volume, sem qualquer cicatriz, proporcionando um resultado bastante natural.

Após o micro implante capilar, será colocado um curativo em forma de faixa em volta cabeça. A cirurgia de micro implante capilar não requer internação hospitalar e pode ser realizada no consultório e os pacientes são liberados no mesmo dia.

O micro implante capilar não tem contraindicações e pode ser feito até mesmo por pacientes que fazem uso de medicamentos como no caso da diabetes e da hipertensão.

Anestesia do Micro Implante Capilar

A anestesia utilizada para o micro implante capilar é a local com sedação.

Pós-Operatório do Micro Implante Capilar

Segundo o Dr. Sérgio Lisboa, que atende em Belo Horizonte, no dia seguinte ao micro implante capilar, o paciente deverá retornar à clínica para retirar os curativos e ter a cabeça lavada. Após isso, não se deve lavar o cabelo pelos próximos dois dias. Após esse período, os cabelos devem ser lavados diariamente, conforme indicado.

Nos próximos 15 dias, as crostas no couro cabeludo irão cair, deixando apenas tecido cicatrizado. Somente após o terceiro mês, o cabelo implantado começará a crescer. Este cabelo definitivo irá apresentar as mesmas características do doador, tais como cor, textura e brilho. E o mais importante, não vai cair novamente, pois é de uma área geneticamente imune à ação hormonal, mantendo essas características no seu crescimento.

Finalmente, o paciente não deve expor o couro cabeludo ao sol, nem praticar esportes durante os primeiros 15 dias. Isto porque as crostas não devem ser queimadas ou umedecidas devido a exposição solar. Os pontos serão removidos 10 dias depois do micro implante capilar.