O envelhecimento, a genética e outros fatores contribuem para o aumento das rugas faciais. Elas se formam a partir de expressões faciais que, repetidamente, contraem a musculatura. Utilizada há muitos anos por médicos nas áreas de oftalmologia e neurologia, a toxina botulínica ou Botox age na suavização das rugas faciais graças ao relaxamento que ele promove na musculatura.
Botox, como é comercialmente conhecido, é um composto formado pela substância produzido pela bactéria Clostridium botulinum. O nome Botox ® é uma das marcas comercializadas mais famosas da toxina botulínica.

Outros produtos também liberados pela Anvisa podem ser comercializados no Brasil, como DYSPORT®, PROSIGNE® e XEOMIN® que também são muito utilizados pelos médicos. É importante que a toxina botulínica seja administrada apenas por dermatologistas e cirurgiões plásticos.

Como Funciona o Botox

O Botox é aplicado através de injeções em pontos chave da mímica facial.
A toxina botulínica atua relaxando a musculatura, impedindo a contração muscular e a formação de linhas de expressão.
De acordo com cirurgião plástico Sérgio Lisboa, que atende em Belo Horizonte, a toxina botulínica pode ser utilizada nas rugas da testa, do queixo, entre as sobrancelhas, na boca, nos “pés-de-galinha”, no “bigode chinês” e, geralmente, nas rugas sobressalentes da face.
O tratamento com botox tem tido uma grande procura por mulheres e homens, pois além de ser um procedimento não cirúrgico, apresenta resultados visíveis entre três a cinco dias após as aplicações.
A aplicação do Botox é feita com agulhas muito finas e normalmente não causa maiores incômodos. Nos pacientes com maior sensibilidade, é utilizada uma pomada anestésica. Pela aplicação da toxina botulínica consistir em um procedimento não cirúrgico relativamente simples, não é necessária a internação e o paciente pode retornar às suas atividades regulares no mesmo dia.
Segundo o Dr. Sérgio Lisboa, que atende em Belo Horizonte, a toxina botulínica  tem um efeito terapêutico variável de um paciente para outro, sendo em média de 4 meses. Após esse período, é indicada a reaplicação de Botox.

Naturalmente, com o passar do tempo, as rugas voltam a aparecer, mas elas não se intensificam devido à toxina botulínica.
Alguns cuidados básicos durante as primeiras horas após a aplicação de toxina botulínica como não deitar e evitar exercícios físicos são recomendados para garantir os melhores resultados.
O tratamento com Botox pode inclusive ser associado a outros procedimentos. Consulte seu médico para saber mais sobre a toxina botulínica.

Recomendações

  •   Informe seu médico da ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término, se estiver amamentando e medicamentos que estiver utilizando.

  • Siga as orientações de seu médico, respeitando sempre suas recomendações de cuidados após as aplicações.

  •   Solicite ao seu médico explicações sobre as reações indesejáveis possíveis no seu caso.